Facebook ADS

O Facebook Ads é uma das plataformas de anúncio mais utilizada pelos usuários da rede e por empresas que desejam divulgar sua marca ou vender seus produtos.

Nos últimos anos, o Facebook tem crescido consideravelmente em todo o mundo e atualmente pelo menos um quarto da população mundial possui um perfil ativo na rede social.

Com esse avanço, o Facebook Ads tem recebido mais visibilidade dentre os internautas, o que se torna muito vantajoso para as empresas e os empreendedores que utilizam a ferramenta.




Facebook ADS

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios que exibe propagandas de acordo com um estudo de comportamento, preferências e o gosto de cada usuário.

Hoje em dia é considerada uma das mais importantes ferramentas de marketing digital que existem no mercado.

Utilizando um tipo de “rastro” deixado pelos perfis pessoais do Facebook, é possível ter acesso a segmentações e informações trazendo mais assertividade para as campanhas lançadas na plataforma ADS.

Quando o usuário utiliza a rede social, ele automaticamente acaba sendo vinculado com empresas e anúncios que seguem a mesma linhagem das pesquisas e compartilhamentos feitos pelo perfil pessoal de cada pessoa.

A função do Facebook Ads é destinar os anúncios para quem curtir uma página, realizar uma busca, deixar comentários, seguir determinada empresa, dentre outras atividades.

O algoritmo utilizado pelo Facebook Ads interpreta esses dados e determina quem demonstra interesse no produto ou serviço anunciado.



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Métricas do Facebook Ads

Para saber como o Facebook Ads funciona e se ele esta apresentando resultados para sua campanha, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração, como:



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  1. Ações: qualquer ação que um usuário toma após visualizar seu anúncio, como curtir a página, confirmar presença em um evento ou compartilhar uma publicação;
  2. Alvo: quantidade de pessoas que sua campanha pode alcançar;
  3. Alcance de campanha: pessoas que visualizaram o anúncio;
  4. Alcance social: pessoas que visualizaram o anúncio através de uma curtida de amigo;
  5. Cliques: quantos cliques que cada pessoa deu no anúncio;
  6. CPC: custo por clique (quanto foi gasto pelo anúncio dividido pelo número de cliques);
  7. CPM: custo por mil impressões do anúncio (quanto foi gasto dividido pelo número de impressões do anúncio);
  8. Impressões: quantas vezes o anúncio foi exibido;
  9. Engajamento: curtidas, comentários que seu anúncio recebeu.

Cada uma das métricas descritas deve ser analisada para que a empresa saiba qual delas utilizar em suas campanhas e quais se encaixam no seu negócio.



Benefícios de utilizar o Facebook Ads


Facebook ADS

Como dito antes, o Facebook Ads é um grande investimento para empresas e empreendedores que desejam anunciar sua marca e expandi-la.

Existem diversos benefícios que podem ser levados em consideração no momento de iniciar uma campanha na plataforma. Alguns deles são:

Baixo custo: campanhas patrocinadas no Facebook Ads costumam ser mais em conta que as da concorrência, além de trazer mais resultados, atraindo visitantes ao site da empresa.

Atração de novos clientes: se a empresa deseja resultados rápidos e mais expressivos, investir no Facebook Ads é uma ótima escolha. Mas, antes de iniciar os investimentos é necessário que a empresa faça um estudo e defina o perfil dos usuários que deseja atrair. Com isso, o anúncio chegará às pessoas pretendidas.

A partir disso, as chances de se conquistar novos clientes são muito maiores para a empresa.

Engajamento maior: com a segmentação do público, fica mais fácil mandar a mensagem certa para as pessoas corretas e com isso, o engajamento se torna mais fácil de ser feito.

Quando se investe no Facebook Ads, quem verá seus anúncios serão as pessoas que possuem um histórico de perfil e navegação relacionado ao conteúdo dos seus anúncios ou com as características que você definiu na segmentação.

Quando se tem um público interessado, é muito mais fácil conquistar suas curtidas, comentários, compartilhamentos e compras.

Aumento de tráfego: em uma campanha paga, você pode escolher não só o público, como também o objetivo do anúncio. Algumas opções são:


  1. Curtidas na página;
  2. Download de algum material disponibilizado pela empresa;
  3. Acessos no site;
  4. Compartilhamentos do link, etc.

Você também pode escolher conduzir os usuários do Facebook para o seu site, landing Page ou aplicativo, por exemplo.

Assim como também pode conduzi-los diretamente para uma página promocional que fará os usuários se converterem em leads ou até mesmo clientes.

Conhecimento do público: O Facebook Ads também permite que você entenda melhor o seu público. Ele informa relatórios das pessoas que interagem com seus anúncios, dando informações como: idade, gênero, localização, interesses e muito mais.

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Esse tipo de conhecimento será útil para se ter mais assertividade nas próximas campanhas da empresa. Esse tipo de informação serve tanto para campanhas patrocinadas, quanto para estratégias de marketing digital.

Onde os anúncios do Facebook Ads são exibidos?

Muitas pessoas não sabem, mas os anúncios do Facebook Ads não são exibidos apenas nessa rede social.

Os principais lugares onde os anúncios podem ser exibidos são:


  1. Facebook;
  2. Instagram;
  3. Messenger;
  4. Sites parceiros.

Quais as principais formas de anunciar no Facebook Ads?

Para se definir como será feita a sua campanha no Facebook Ads é necessário saber que tipos de anúncios serão mais impactantes para o seu público-alvo.

Para isso, existem alguns modelos disponibilizados pela plataforma que podem ser utilizados pela empresa:

Anúncios para atrair tráfego e conversões: os anúncios mais simples e com menos custo para o usuário são aqueles que ficam expostos na coluna direita da página do Facebook. Porém costumam receber poucos cliques.

Esses anúncios também servem para empresas que buscam atrair e converter usuários para sites, blogs, páginas, etc.

Anúncios voltados para a venda ou Lead Ads: nesse formato a empresa pode optar por usar catálogo de produtos, diferentes títulos, chamadas, imagens, vídeos e links, tudo em um único anúncio no fedd de notícias do Facebook e também do Instagram.

Outra maneira de anunciar vendas é rastrear e mapear as preferências dos usuários através do formato que usa os pixels inseridos em sites, blogs ou plataformas de e-commerce para gerenciar a exibição dos anúncios.


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Para que os leads sejam gerados com poucas ações, assim como exibição exclusiva para smartphones, é possível que se crie anúncios como formulários.

Anúncios que geram autoridade: Um dos modelos mais populares do Facebook Ads é aquele anúncio que pede para você curtir uma página.

Esse tipo de anúncio é o mais eficaz e útil quando se trata de aumentar o número de curtidas na página do Facebook.

Outra forma muito conveniente de mostrar autoridade nos anúncios do Facebook Ads é utilizar o modelo baseado em imagens e vídeos, que causam impactos positivos e são cada vez mais aceitos pelos usuários.

Existem também as opções de textos puros, sem nenhuma imagem ou vídeo, porém menos impactante na maioria das estratégias.

Anúncios de eventos ou promoções: os eventos do Facebook também podem se tornar anúncios.

O Facebook Ads desenvolveu este formato que permite a divulgação de acordo com a região onde o evento será realizado e a distância do usuário para o local do evento.

Já os anúncios de produtos em promoção ou oferta, fazem com que o usuário compre pelo anuncio e retire na loja mais perto.

Como criar uma campanha no Facebook Ads?

Se a sua empresa já possui uma página de negócios no Facebook, você pode dirigi-la diretamente para o Facebook Ads ou para o Power Editos e criar sua campanha.

Facebook ADS
Caso ainda não possua esta página, basta criá-la.

O passo a passo de criar campanhas no Facebook Ads é muito simples.

Entenda bem a estrutura de uma campanha no Facebook: antes de qualquer coisa, é preciso entender que toda campanha no Facebook Ads segue uma hierarquia: Campanha > Conjunto de anúncios > Anúncio.

A campanha é onde você define o objetivo que deseja alcançar. Sendo ele apenas um.

O conjunto de anúncios é quando você decide como eles serão veiculados e aproveita para fazer a melhor segmentação possível (local, idade, gênero, interesses, etc.)

Por fim, é o momento de criar o anúncio final que será publicado para os usuários verem.

Defina o objetivo da campanha: escolha o objetivo da sua campanha com base nas métricas mais importantes para o seu negócio e de acordo com as metas estabelecidas para o anúncio em particular.

Segmente sua audiência: a segmentação é fundamental para maximizar o ROI da sua empresa.


  1. ROI: é uma sigla em inglês para “retorno sobre o investimento”. O ROI é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, como mídia paga.

Para calcular o ROI, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e, por fim, dividir esse resultado.
Existem muitas formas de selecionar o público alvo no Facebook.
Além de segmentar pelos critérios básicos, você pode aprimorar seu público com base no seguinte:


  1. Conexões: você pode segmentar pessoas que estão conectadas ou não à sua página do Facebook.

Se você deseja promover um produto ou oferta, selecione “pessoas que gostam da sua página” para alcançar usuários que já conhecem a marca da empresa.


  1. Audiências personalizadas: você pode criar sua própria audiência de pessoas que já interagiram com sua empresa.
  2. Looklike: esse tipo de audiência permite segmentar usuários que tenham características semelhantes ao seu público segmentado.

Defina o orçamento e o agendamento dos anúncios: o próximo passo é decidir quanto dinheiro deseja investir em seu anúncio no Facebook.

É possível escolher entre um orçamento diário ou vitalício, depois definir as datas de início e término.

Existe também a opção de agendamento para data futura ou optar por torná-lo disponível imediatamente.

Crie anúncios: Para criar anúncios novos, basta selecionar o formato que deseja (vídeo, imagem, texto, etc.) e, em seguida, inserir os elementos do anúncio.

Usar a ferramenta de visualização que o Facebook Ads oferece pode garantir que seu anúncio esteja bom para todos os posicionamentos potenciais (mobile, feed de notícias, coluna da direita, etc.).

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Após confirmá-lo, o Facebook enviará um e-mail informando se seu anúncio foi aprovado, ou não.

Monitore os resultados: o último passo do processo é monitorar o desempenho de seus anúncios.

Com ele você pode identificar possíveis falhas e terá tempo para realizar ajustes para otimizar a campanha.

Além de usar o anúncio atual como uma base para os anúncios futuros.

Como otimizar as campanhas da minha empresa no Facebook?

Para que as campanhas da sua empresa sejam mais otimizadas no Facebook Ads, é importante seguir alguns passos que fazem diferença neste momento.

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Use investimento diário: ao adotar um investimento diário nas campanhas, fica muito mais fácil obter um controle da exibição do anúncio, do tipo de público que entra em contato com a peça e de qual a relação da exibição com os pedidos feitos pela plataforma que ofereceu o serviço.

É importante manter esse olhar diariamente para ter certeza se o valor fixo exigido pelo anúncio está sendo cumprido, além de oferecer um início para os planejamentos com anúncios de média a longa duração, dependendo das mensurações feitas durante as exibições e a qualidade exigida pelo anunciante.

Faça uma segmentação dupla e vá otimizando: anunciar apenas na plataforma web não é o bastante, é preciso atingir o público certo. Mesmo que os anúncios sejam amplos no início, é bom praticar a segmentação usando o espaço que o Facebook Ads oferece.

É importante observar se o público atingido pelo anúncio não é o que você espera, pois isso pode significar que seu público não esteja completamente específico.

Faça sempre o teste A/B: Para quem deseja anunciar em plataforma online é fazer o teste a/b.

Dentro do marketing digital, esse teste se encarrega de comparar e testar as campanhas de acordo com o público, design, conteúdo e outros aspectos.

É importante fazer o teste, uma vez que ele ajuda os anunciantes a manter um planejamento organizado da campanha, avaliar se a ferramenta de anúncios do Facebook consegue relacionar o custo benefício do anúncio com a quantidade de exibições e até aperfeiçoar o ROI da empresa. Se for feito constantemente, o teste melhora o desempenho dos anúncios feitos.

O Facebook Ads pode ser um ótimo canal de marketing digital, se usado de forma correta.

Com todas as informações descritas acima, sua empresa terá chances muito grandes de teruma boa visibilidade nas redes sociais, seja ela pra divulgação ou para vendas.

Quando seu investimento for relevante, é recomendado contar com uma agência especializada em marketing de performance, como a WebLoper.

Na WebLoper você pode contratar serviços de Facebook Ads para sua empresa.




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