SEOOtimização para mecanismos de busca

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Uma das formas mais desejadas das empresas que investem budget de marketing no meio digital é ter o seu site ou blog bem posicionado nos mecanismos de busca, pois todos desejam receber em seu site cliques gratuitos e diversos visitantes navegando e clicando em seus produtos e conteúdos disponíveis em sua página web.

Porém, apenas ter o seu site, e-commerce ou blog na internet não garante que ele consiga atingir a primeira página do Google de forma orgânica. Neste caso é necessário investir em estratégicas específicas da sua área de atuação, afim de otimizar o seu site juntamente com o que você deseja divulgar e garantir que a sua empresa alcance um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Pois como todos nós sabemos, a concorrência pelas primeiras posições nos buscadores está cada vez maior e o site que não se adequar a essa transformação digital, ficará para trás.

Para alcançar bons posicionamentos nas páginas de mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo por exemplo), existem diversos tipos de otimizações que você podemos realizar no seu site e nos seus conteudos com o intuito de melhorar a experiência do usuário que navega pelo seu site e tornar um resultado excelente à robótica dos motores de busca. Essas otimizações que levam o nome de SEO ou busca orgânica, que são posicionamentos que você tem nesses mecanismos que não te cobrarão por cliques ou por visualizações.

Com a otimização de site e blogs com o uso de técnicas para melhorar o rankeamento destas páginas e posicionando a sua empresa nos primeiros resultados do Google, por exemplo, aumentam (e muito) suas oportunidades de negócio, já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo. Sendo assim, o principal objetivo do SEO, então, é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web.

Onde tudo começa...

Tudo começa quando o usuário tem a necessidade de alguma informação ou comprar algum produto e se direciona até um dos diversos motores de busca da internet. Lá ele escreve o que deseja procurar colocando diversas palavras-chave e faz a busca. Existe uma psicologia da busca que gira em torno do usuário: suas necessidades, sua forma de buscar por respostas, os resultados que ele espera ao buscar algo e etc. De forma resumida, a psicologia humana frente aos mecanismos de busca passa pela necessidade de suprir um desejo específico, que podem se manifestar de formas diversas, e é papel das empresas que investem em Marketing Digital responder de forma objetiva a todas essas dúvidas e necessidades.

Com tudo isso, é preciso a empresa que está investindo em marketing digital se colocar no lugar do usuário no processo de pesquisa para entender qual a melhor maneira de atrair a atenção dele para o seu site.

Portanto vamos explicar para você o que leva o usuário ao Google. Existem três tipos de busca:>

1. Pesquisa ou busca navegacional

Este tipo de pesquisa — também conhecida como pesquisa de atalho — é realizada quando o usuário já sabe para qual site gostaria de ir, mas talvez não se lembre da URL completa ou esteja com preguiça de digitar. Um exemplo dessa situação é quando este usuário busca no Google por "Netshoes" ou "Centauro" para encontrar o produto que ele procura. Sua intenção de busca é clara, ele quer clicar exatamente no link da empresa que ele buscou e são poucas as chances desse usuário mudar o seu destino final e clicar em outro resultado de pesquisa que tenha aparecido para ele no meio do caminho.

2. Pesquisa ou busca informacional

Como o próprio nome diz, na busca informacional o usuário busca por informações, seja por meio de notícias, releases de algum produto ou artigos explicativos.

Ao contrário da pesquisa navegacional, nesse caso o usuário não sabe exatamente em qual site chegará para encontrar o conteúdo que procura, pois não é possível identificar claramente sua intenção de busca.

Por isso é tão importante que as empresas tenham um bom rankeamento no Google.

Por não saber exatamente qual site quer visitar, o usuário tende a utilizar os resultados orgânicos para procurar a solução da sua dúvida ou necessidade, e é nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios. Veja um exemplo de pesquisa informacional:

Pesquisa Informacional

3. Pesquisa ou busca transacional

Nesse tipo de pesquisa o usuário está buscando executar uma transação. Seja comprar diretamente um produto, encontrar uma loja, ou fazer qualquer outro tipo de transação online.

Esse tipo de pesquisa é extremamente valiosa, especialmente para e-commerces.

Pesquisa Transacional

Mas como funciona o Google?

É de extrema importância entender como o mecanismo do Google funciona para criar estratégias assertivas de SEO. As buscas nesses mecanismos são dividas em 2 grupos: Os resultados pagos por clique e os resultados orgânicos (com os cliques grátis). Os resultados pagos, que vocês podem ver na imagem abaixo dentro do quadrado vermelho, aparecem no topo da página, sinalizados por uma marcação verde com o texto “anúncio”. Para ocupar esses espaços, as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords.

Google

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